REVOGADO PELA
LEI Nº 1392/1993
LEI Nº 1.233, DE 6 DE JULHO DE 1990
DISPÕE SOBRE A
ESTRUTURA BÁSICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARAPARI, Estado do Espírito
Santo, no uso de suas atribuições legais, faço saber que a Câmara Municipal de
Guarapari APROVOU e eu SANCIONO a seguinte Lei:
TÍTULO I
DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
Art. 1º A Estrutura
Administrativa da Prefeitura Municipal de Guarapari compõe-se dos seguintes
órgãos:
I – ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO DO CHEFE
DO PODER EXECUTIVO
1 – COORDENAÇÃO GERAL - COGE
- Secretaria da Coordenação Geral.
- Assessorias Ajuntas.
2 – ASSESSORIAS ESPECIAIS
Assessoria de Controle de Orçamento -
COOR
- Secretaria da Assessoria de Controle e Orçamento.
- Assessorias Ajuntas.
Assessoria de Planejamento Urbano - PLAURB
- Secretaria da Assessoria de Planejamento Urbano.
- Assessorias
Adjuntas.
3 – GABINETE DO PREFEITO - GP
- Secretaria do Gabinete do Prefeito.
- Assessorias Adjuntas.
- Divisão de Assuntos Políticos - DIAP.
- Divisão de Comunicação Social – DICOS.
- Serviço de Imprensa - SIM.
- Serviço de Relações Públicas - SERP.
4 – PROCURADORIA GERAL –
PG
- Secretarla da Procuradoria Geral.
- Procuradoria Geral Adjunta - PGA.
- Procuradoria Administrativa – PA.
- Sub-Procuradoria Administrativa - SPA.
- Serviço de Assistência Social e Jurídica - SEASJ.
- Procuradores.
- Procuradoria Fiscal - PF.
- Sub-Procuradoria
Fiscal - SPF.
II – ÓRGÃOS MEIOS
1 – SECRETARIA MUNICIPAL
DE ADMINISTRAÇÃO - SEA
- Secretaria da Administração.
- Divisão Administrativa -
DIA.
- Serviço de Arquivo - SEAR.
- Serviço de Almoxarifado
- SEAL.
- Serviço de Protocolo - SEPRO.
- Serviço de Patrimônio -
SEPA.
- Divisão de Compras – DICOM.
- Serviço de Licitação - SERLI.
- Divisão de Recursos Humanos
- DIRH.
- Serviço de Pessoal - SEPE.
- Serviço de Treinamento - SETRE.
- Serviço de Registros - SERG.
2 – SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA – SEF
- Secretaria da Fazenda.
- Inspetoria de Rendas - IR.
- Centro de Computação de
Dados - CPD.
- Divisão da Despesa e da Contabilidade -
DIDEC.
- Serviço de Contabilidade - SECON.
- Serviço de Despesa - SEDES.
- Divisão da Receita – DIREC.
- Serviço de Tributação - SETRI.
- Serviço da Unidade Municipal do
Cadastro - SUMC-INCRA.
- Serviço da Dívida
Ativa - SEDA.
3 – SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
E DOS SERVIÇOS PÚBLICOS – SEMASP
- Secretaria da SEMASP.
- Departamento do Meio Ambiente - DEMA.
- Divisão do Interior - DINT.
- Divisão Técnicas Agrícolas – DITA.
- Departamento de Obras - DEO.
- Divisão Geral de Obras - DIDO.
- Divisão Técnica - DITE.
- Cadastro Técnico Municipal - CIM.
- Regiões Administrativas - RADs.
- Meaípe.
- Perocão.
- Rio Claro.
- Todos os Santos.
- Departamento de Transporte
e Serviços
Urbanos – DETURB.
- Divisão de Transporte - DIT.
- Divisão de Serviços Urbanos - DISU.
1 – SECRETARIA MUNICIPAL
DO TURISMO E DA CULTURA – SETUC.
- Secretaria da SETUC.
- Departamento de Cultura - DEC.
- Divisão Administrativa - DIA.
- Divisão Artística - DIART.
- Departamento de Turismo - DETUR.
- Divisão Técnica - DITE.
- Divisão de Eventos - DIEV.
2 – SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
E DO ESPORTE – SEDE.
- Secretaria da SEDE.
- Divisão Pedagógica - DEP.
- Serviço de Ensino Básico – SEB.
- Serviço da Merenda Escolar -
SEME.
- Divisão de Esporte - DIESP.
- Serviço de Esporte Amador - SEAM.
- Divisão Educacional - DIED.
- Conselho Municipal
de Educação e Cultura – CMEC.
3 – SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E
DO BEM ESTAR – SESBE.
- Secretaria da SESBE.
- Departamento de Saúde - DESA.
- Divisão Médico Hospitalar - DMH.
- Divisão de Saúde Pública - DSP.
- Departamento de Assistência e do Bem Estar Social - DEABES.
- Divisão Administrativa - DIA.
- Divisão de Assessoria Técnica -
DIATE.
- Conselho Municipal
de Saúde e do Bem Estar Social - CMSBE.
TÍTULO II
DAS ATRIBUIÇÕES DOS ÓRGÃOS
Art. 2º Os órgãos de que trata o art. 1º, tem por objetivo promover, de forma
integrada, o planejamento, a programação, a execução e o controle das
atividades municipais.
Parágrafo único - As áreas de competência são definidas as seguintes atividades
básicas:
I – ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO.
1 – COORDENAÇÃO GERAL – COGE.
a) coordenação política - Administrativa do Prefeito;
b) formulação das soluções para a decisão do Prefeito.
2 – ASSESSORIAS ESPECIAIS.
a) elaboração e controle dos programas e orçamentos;
b) desempenho de encargos temporários e de natureza relevante.
3 – GABINETE DO PREFEITO – GP.
a) assistência burocrática ao Prefeito;
b) atividades de comunicação e relações públicas.
4 – PROCURADORIA GERAL – PG
a) representar o município em juízo;
b) Assessorar juridicamente à administração.
II – ÓRGÃOS MEIOS
1 – SECRETARIA
MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO – SEA
a) administrar o pessoal;
b) executar as
atividades relacionadas ao patrimônio municipal;
c) executar as atividades relativas à burocracia municipal.
2 – SECRETARIA MUNICIPAL
DA FAZENDA – SEF
a) arrecadação e controle da receita e da despesa;
b) controle contábil das
finanças, do orçamento e do patrimônio.
3 – SECRETARIA MUNIC. DO MEIO AMBIENTE E DOS SERVIÇOS PÚBLICOS -
SEMASF
a) executar o planejamento e controlar as atividades
relacionadas com o meio ambiente;
b) controle das
atividades ligadas a agricultura, eletrificação e telefonia rural, pesca e
habitação;
c) promover, executar e fiscalizar obras públicas municipais;
d) construir, reformar e conservar os próprios municipais;
e) fiscalizar as normas referentes as construções e normas
municipais;
f) executar os serviços públicos mantidos;
g) fiscalizar os serviços concedidos e as normas e postura
municipais.
III – ÓRGÃOS FINS
1 – SECRETARIA MUNICIPAL DO TURISMO E
DA CULTURA – SEMUC.
a) resgate do acervo cultural e histórico do município;
b) incentivo a promoção a cultura e as artes;
c) apoio cultural as comunidades;
d) incentivar o turismo;
e) promover programas, divulgar e executar
atividades turísticas.
2 – SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEDE.
a) ensino básico e profissionalizante;
b) incentivo ao
esporte, notadamente ao amador.
3 – SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E DO BEM ESTAR - SESBE.
a) assistência social direta;
b) assistência de prevenção e apoio;
c) executar atividades de assistência mídico-social da
comunidade;
d) executar política sanitária visando condições da melhoria de
vida.
TÍTULO III
DOS PRINCÍPIOS DA
ADMINISTRAÇÃO, DELEGAÇÃO E PRINCÍPIOS.
Art. 3º As atividades de
administração municipal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:
I - Planejanento;
II – Coordenação;
III – Descentralização;
IV – Delegação de
Competência;
V - Controle.
Art. 4º A ação governamental obececerá a planejanento que vise a prazo ver o desenvolvimento econômico-social do município.
Art. 5º As atividades de Administração Municipal e, especialmente a
execução dos planos e programas do Governo serão
objetos de permanente coordenação.
Art. 6º O Controle de
Administração Municipal será exercido em todos os níveis e em todos os órgãos.
Art. 7º A ação
administrativa do Poder Executivo obedecerá a programas gerais, setoriais e regionais, de duração
plurianual, elaborados sob arientação e a coordenação superior do Prefeito
Municipal.
Art. 8º Em cada ano, será elaborado um orçamento plurianual, que pormenmorizará a etapa do orçamento plurianual a ser
realizado no exercício seguinte e que servirá de roteiro à execução do programa
anual.
§ 1º Na elaboracao do orçamento-programa serão considerados além dos recursos
consignados no orçamento da Prefeitura, os recursos extra-orçamentário,
vinculados à execução do programa do Governo.
§ 2º Nenhum
investimento, cuja execução ultrapasse um exercício financeiro, poderá ser
iniciada sem prévia deliberação que o autorize e fixe o montante das dotações que anualmente constarão do orçamento, durante o prazo de
sua excução.
Art. 9º Para ajustar o
ritmo de execução do orçamento-programa ao fluxo provável de recursos, a
Assessoria de Controle e Orçamento (COOR), elaborará a programação financeira
de desembolso, de modo a assegurar a liberação automática e oportuna dos recursos
necessários à execução dos programas anuais de trabalho.
Art. 10 Toda atividade deverá ajustar-se à programação governamental e ao
orçamento-programa, e os compromissos financeiros só poderão ser assumidos em
consonância com a programação financeira de desembolso.
Art. plamente descentralizada, utilizando-se
a delegação de competência como instrumento de descentralização administrativa,
com o objetivo de assegurar-se maior rapidez e objetividade às decisões.
Parágrafo único - O encaminhamento de processos e outros expedientes à autoridade mencionada neste artigo ou avocação de
qualquer caso por esta autoridade
apenas se darão:
I - Quando o assunto se relaciona com o ato praticado
pela autoridade;
II - Quando se enquadrem simultaneamente na competência de vários órgãos subordinados diretamente ao Prefeito ou não
se erquadrem precisanente na de nenhum;
III - Quando ainda no campo das relações da
Prefeitura com a Câmara ou com outras esferas de governo;
IV - Para reexame de atos
manifestadamente ilegais, ou contrários ao interesse
público.
Art. 12 Ainda com o objetivo de reservar às autoridades superiores às
funções de planejamento, descentralização, coordenação e controle e com fim de
acelerar a tramitação administrativa, serão observados, no estabelecimento das
rotinas de trabalho e das exigências processuais, dentre outros princípios
reacionalizados, o seguinte:
I - Todo assunto, se
possível, será decidido em nível hierárquico mais baixo;
Para isso:
a) as chefias
imediatas, isto é, aquelas que se situam na base de organização,
devem receber maior soma possível de poderes decisórios, particularmente em
relação aos assuntos rotineiros;
b) a autoridade competente para proferir a decisão ou ordenar a ação deve ser a que se encontre no ponto mais próximo àquele em que a informação de um assunto se complete.
II – A autoridade
competente não poderá escusar-se de decidir, protelando por qualquer forma o seu pronunciamento ou encaminhamento o caso à consideração superior ou de outra
autoridade;
III – O contatos entre os órgãos de administração municipal para
fins de instrução de processos, far-se-ão de órgão para órgão.
TÍTULO IV
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 13 Deverá ser
elaborado o Regimento Interno dos Órgãos e Estruturas Administrativas da
Prefeitura, constando:
I – Atribuições gerais das diferentes unidades administrativas
da Prefeitura;
II – Atribuições específicas e comuns dos servidores investidos
nas funções de supervisão e de chefia, localizando o poder de decisão junto
àqueles que executem operações, de modo a evitar despachos meramente
interlocutórios;
III – Normas de trabalho que, pela sua natureza devam constituir
disposições em separado;
IV - Outras disposições julgadas necessárias.
Art. 14 - No Regimento
Interno dos órgãos de adminstração direta, o Prefeito poderá delegar
competência às diversas chefias para proferir despachos de decisórios, podendo,
a qualquer momento, avocar a si, segundo seu único critério, a competência
delegada.
Parágrafo único – É indelegável a
competência decisória do Prefeito nos seguintes casos, sem prejuízo de outras
que os atos normativos indicarem:
I - Concessão de aposentadoria;
II – Aprovação de concorrência pública, qualquer que seja o seu
valor e sua finalidade;
III – Concessão de exploração de serviços públicos ou de
utilidade pública, depois de autorizados pela Câmara Municipal;
IV - Concessão ou
permissão a título precário de exploração de serviços públicos ou de utilidade
pública;
V – Aquisição de bens imóveis por compra ou permuta, depois
autorizada pela Câmara
Municipal;
VI – Alienação de bens imóveis pertencentes
ao Patrimônio Municipal, depois de autorizada pela Câmara
Municipal.
Art. 15 As atividades de
administração geral como pessoal, material, transporte, protocolo, arquivo,
contabilidade, tesouraria e outras, serão organizadas em sistema integrado
pelos diferentes departamentos e órgãos subordinados ao Prefeito.
Art. 16 As unidades
administrativas da atual estrutura da Prefeitura serão automaticamente extintas
à medida que forem sendo instalados
os órgãos previstos nesta lei.
Art. 17 O cargo de
sub-secretário não dá direito ao servidor a qualquer remuneração ou vantagem,
tratando-se, meramente de uma continuidade na rotina administrativa no
impedimento eventual do titular da Pasta.
Art. direção e as normas gerais
serão reguladas através de atos próprios.
Art. 19 Esta lei entra em
vigor na data de sua publicação.
Art. 20 Revogam-se as
disposições em contrário.
Guarapari, 06 de
julho de 1990.
BENEDITO
SOTER LYRA
Prefeito
Municipal
Este texto não substitui
o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Guarapari.
ANEXO I
DEMONSTRATIVOS DOS CARGOS DE CARREIRA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ANEXO II
DEMONSTRATIVOS DOS CARGOS EM COMISSÃO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ANEXO III
DEMONSTRATIVO DO QUADRO COMPLEMENTAR DOS
CARGOS EM COMISSÃO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ANEXO IV
DEMONSTRATIVO DOS QUADROS ESTÉVEIS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ANEXO V
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ANEXO VI
TABELA DE GRATIFICAÇÃO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ANEXO VII
CARGOS DE CARREIRA – EFETIVOS
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
||||
|
||||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
|
|||
|
||||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
||||
|
||||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||
|
|
|
||