LEI Nº 4.513, DE 22 DE JANEIRO DE 2021

 

ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI, ESTADO DO ESPIRÍTO SANTO, PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2021 E DÁ OUTRAS PROVIDêNCIAS.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARAPARI, ESTADO DO ESPIRÍTO SANTO, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte:

 

Art. 1º Esta Lei estima a receita e fixa a despesa do Município de Guarapari, Estado do Espírito Santo, para o exercício financeiro de 2021, nos termos do art. 165, § 5º da Constituição Federal, Lei nº 4.320/64, Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Diretrizes Orçamentária, compreendendo:

 

I – O Orçamento Fiscal referente aos Poderes do Município, seus fundos, órgãos e entidades da administração municipal direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

 

II – O Orçamento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados.

 

III – O Orçamento de investimentos das empresas em que o município direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto.

 

Art. 2º A receita total estimada nos orçamentos Fiscal, seguridade social e de investimentos, já com as devidas deduções legais, representa o montante de R$589.654.891,84 (Quinhentos e oitenta e nove milhões, seiscentos e cinquenta e quatro mil, oitocentos e noventa e um reais e oitenta e quatro centavos), conforme Anexo 01 – Demonstração da Receita e Despesa segundo as Categorias Econômicas e que é parte integrante desse projeto.

 

a)    O Orçamento Fiscal está fixado em R$393.108.733,55 (trezentos e noventa e três milhões, cento e oito mil, setecentos e trinta e três reais e cinquenta e cinco centavos), conforme Demonstrativo da Despesa por Elementos de Despesa, por Modalidade de Aplicação, por Fonte de Recursos, por Subfunção, por programa, por Grupo de Despesas e por Órgão/Unidade que são partes integrantes desse projeto.

b)    O Orçamento da Seguridade Social está fixado em R$191.546.158,29 (Cento e noventa e um milhões, quinhentos e quarenta e seis mil, cento e oito reais e vinte nove centavos), conforme Demonstrativo da Despesa, por Modalidade de Aplicação, por Fonte de Recursos, e por Órgãos/Unidade, que são partes integrantes desse projeto. 

c)    Orçamento de Investimentos em R$138.056.545,60 (cento e trinta e oito milhões, cinquenta e seis mil, quinhentos e quarenta e cinco reais e sessenta centavos), conforme Demonstrativo da Despesa por elementos de Despesas, por Modalidade de aplicação, por Fonte de Recursos, por função, por Subfunção, por Programa, por Grupo de Despesas e por Órgão/Unidade, que são partes integrantes desse projeto.

 

Parágrafo único. A receita pública se constitui pelo ingresso de caráter não devolutivo auferido pelo ente municipal, para a alocação e cobertura das despesas públicas. Todo ingresso orçamentário constitui uma receita pública e é proveniente de arrecadação própria do Município, das transferências constitucionais da União e do Estado, das operações de crédito e de convênios especificadas no Anexo 02 – Receita Segundo as Categorias Econômicas, classificadas em receitas correntes e de capital e arrecadadas na forma da legislação vigente, conforme descrição abaixo:

 

                     RECEITAS

 

 1000.00.00            RECEITAS CORRENTES                                                      VALOR

                    

1100.00.00              Receita Tributária                                                                    159.484.972,05

1200.00.00              Receita de Contribuições                                                            34.863.300,00

1300.00.00              Receita Patrimonial                                                                      9.640.500,00

1600.00.00              Receitas de Serviços                                                                    100.000,00

 

1700.00.00              Transferências Correntes                                                          298.004.773,63

1900.00.00              Outras Receitas Correntes                                                          10.345.000,00

                              Soma                                                                                      512.438.545,68

 

7000.00.00              Receitas Correntes – Operações Intra Orçamentárias             

7200.00.00              Contribuições – operações Intra Orçamentárias                           12.000.000,00

7900.00.00              Outras Rec. Correntes – Operações Intra Orçamentárias                    20.000,00

                              Soma                                                                                       12.020.000,00

 

Total Receita Corrente                                                                                            524.428.545,68

 

2000.00.00               RECEITAS DE CAPITAL

          

 2.100.00.00               Operações de crédito                                                              50.000.000,00

2.200.00.00               Alienação de Bens                                                                   26.543.926,16

2.400.00.00               Transferências de Capital                                                       10.712.420,00

                                 Soma                                                                                     87.256.346,16

                                Total Geral                                                                            611.714.891,84

 9.000.00.00              Redução para o FUNDEB                                                         -22.060.000,00

                                TOTAL GERAL                                                                         589.654.891,84

                    

Art. 3º A despesa será realizada segundo a discriminação dos quadros demonstrativos de Órgãos, Funções e grupo da despesa, cujos desdobramentos apresentam-se com os seguintes valores:

 

 I – POR ÓRGÃOS

                                                  ÓRGÃOS                                                 TOTAL

                    

01.00.00 Câmara Municipal                                                                      13.300.000,00

10.00.00,00 Gabinete do Prefeito                                                                  793.687,65

11.00.00 Procuradoria Geral do Município                                                  11.640.450,66

12.00.00 Secretaria Municipal de Administração                                         20.528.762,28

16.00.00 Secretaria Municipal de Educação                                              179.155.381,59

17.00.00 Secretaria Municipal da Fazenda                                                   8.217.793,66

9.00.00 Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos            101.352.662,91

23.00.00 Secretaria Municipal de Comunicação Social                                   1.479.145,46

25.00.00 Controle Interno                                                                             374.234,20

27.00.00 Reserva de Contingência                                                                 100.000,00

28.00.00 CODEG                                                                                     51.332.200,00

30.00.00 IPG Gabinete                                                                              2.550.000,00

32.00.00 IPG – Fundo Financeiro                                                              37.570.000,00

33.00.00 IPG – Fundo Previdenciário                                                         16.930.000,00

34.00.00 Secretaria Municipal Anal. E Aprov. De Projetos                             2.141.235,62

35.00.00 Secretaria Municipal de Saúde                                                    90.798.898,52

36.00.00 Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Cidadania             15.989.177,51

37.00.00 Secretaria Municipal de Turismo, Empreendimentos e Cultura         9.240.680,93

38.00.00 Secretaria de Esporte e Lazer                                                       1.473.404,44

39.00.00 Secretaria Municipal de Postura e Trânsito                                     3.984.277,92

40.00.00 Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura                     20.702.898,49

         TOTAL GERAL                                                                          589.654.891,84 

                 

II – POR FUNÇÃO  

 CÓDIGO        FUNÇÃO                                               VALOR

                 

01 Legislativa                                                  13.300.000,00                                                                               

04 Administração                                             44.310.273,72

08 Assistência Social                                        15.989.177,51

09 Previdência Social                                         7.525.000,00

10 Saúde                                                         90.798.898,52

12 Educação                                                  179.155.381,59

13 Cultura                                                         3.690.000,00                                                                                                                             

15 Urbanismo                                                143.721.808,00

18 Gestão Ambiental                                             815.000,00

20 Agricultura                                                    1.890.000,00

25 Energia                                                       17.712.300,00

27 Desporto e Lazer                                              758.364,50

28 Encargos Especiais                                      55.458.688,00

99 Reserva de Contingência                              14.530.000,00

Total                                                            589.654.891,84

 

III – POR GRUPO DE DESPESAS

 POR GRUPO DE DESPESAS                                                  TOTAL

3.1 – Pessoal e Encargos Sociais                                        263.033.835,46

3.2 – Juros e Encargos da Dívida                                           1.341.000,00

3.3 – Outras Despesas Correntes                                       171.731.510,78

 Soma                                                                             436.106.346,24

4.4 – Investimentos                                                          138.056.545,60

4.6 – Amortização da Dívida                                                    962.000,00

 Soma                                                                             139.018,545,60

9.9 – Reserva de Contingência                                             14.530.000,00

Total Geral                                                                    589.654.891,84

 

Art. 4º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a:

 

I - A abrir no curso da execução orçamentária de 2021, créditos adicionais suplementares no limite de 30% (trinta por cento) por Unidade gestora, da despesa total fixada por esta Lei para o Poder Executivo, legislativo, fundo municipal de saúde, Fundo Municipal de Assistência, CODEG e IPG, conforme Lei Nº. 4455/2020 – Lei de diretrizes Orçamentárias – LDO.

 

II – A utilizar os recursos vinculados à conta de reserva de contingência, nas situações previstas no artigo 5º, inciso III da LRF, e artigo 8º da Portaria Interministerial 163, de 04 de maio de 2001; 

 

III – Realizar abertura de créditos suplementares, por superávit por fonte de recurso ou por conta do superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior, na forma do artigo 43, inciso I da Lei Nº 4.320.64;

 

IV – Realizar abertura de créditos suplementares proveniente de excesso de arrecadação, quando o saldo positivo das diferenças, acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada for efetivamente comprovada, considerando-se ainda, a tendência do exercício, na forma do Art.43 da Lei Nº 4.320/64;

 

V – A transpor, remanejar ou a transferir, total ou parcialmente, recursos orçamentários de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, nos termos do inciso VI, do artigo 167 da Constituição Federal.

 

§ 2º Entende-se por categoria de programação de que trata o inciso VI deste artigo, a função, a subfunção, o programa, o projeto/atividade/operação especial e as categorias econômicas de despesas que pertençam ao mesmo órgão e unidade orçamentária.

 

Art. 5º Os órgãos e entidades mencionados no art. 1º ficam obrigados a encaminhar ao órgão responsável pela consolidação geral das contas públicas do município, até quinze dias após o encerramento de cada mês, as movimentações orçamentárias, financeiras e patrimoniais, para fins de consolidação das contas públicas do ente municipal.

 

Art. 6º Para atendimento às contingências, aos riscos e eventos fiscais imprevistos, como disposto do artigo 5º da Lei Complementar nº 101/2000, fica destinada à Reserva de Contingência.

 

Art. 7º Para habilitação ao recebimento de recursos públicos a títulos de Convênio, Auxílio e Subvenção Social, as entidades privadas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos nas áreas de Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Meio Ambiente e Saúde, deverão estar inscritas regularmente nos respectivos Conselhos Municipais e comprovarem sua organização e efetivo funcionamento e ainda, obterem daqueles Conselhos a aprovação prévia de seus programas, projetos e ações, e estar de acordo com o artigo 26, da Lei Federal nº 4.320/64 e artigo 26 da Lei Complementar nº 101/2000.

 

Art. 8º Fica o Poder Executivo autorizado a efetuar as alterações e correções que se fizerem necessárias na Lei de Diretrizes Orçamentária.

 

Art. 9º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º (primeiro) de janeiro de 2021.

 

Guarapari – ES, 22 de janeiro de 2021.

 

EDSON FIGUEIREDO MAGALHÃES

PREFEITO MUNICIPAL

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara de Guarapari.